Descubra como a psicologia pode transformar sua vida hoje
- Aline Bernardo Pinheiro Volpe

- 12 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set.

Você já se viu repetindo pensamentos ou comportamentos que vão contra seus objetivos, uma espécie de autossabotagem ? Já se perguntou por que isso acontece ?
A psicologia, por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pode ajudar você a entender e modificar esses padrões de pensamentos, emoções e comportamentos que atrapalham o seu cotidiano.
Abaixo, apresento algumas formas práticas de como aplicar a TCC, com exemplos simples que podem te auxiliar no dia a dia.
Acredite, seus pensamentos são apenas pensamentos e não verdades absolutas
Às vezes ficamos presos a pensamentos do tipo “eu falhei de novo” ou “sou incompetente”, "nunca vou dar conta", mas lembre-se: não é porque você pensou que isso seja um fato.
O que fazer: perceba estes tipos de pensamentos, questione evidências a favor e contra, e substitua por uma versão mais realista.
Por exemplo: Não cumprir aquela tarefa importante pode levar você a pensar que é incompetente, um fracasso. Diante disto, pergunte-se: O que atrapalhou a execução da tarefa (falta de tempo, agenda cheia, desorganização...) ? Quais são as evidências de que posso cumprir na próxima vez ? A conclusão mais realista pode ser: “Vou ajustar o plano e tentar novamente amanhã”.
A explicação mais próxima da realidade ajuda a reduzir a ansiedade e contribui para ações mais eficazes.
É possível reduzir a ansiedade por meio da reestruturação cognitiva
É comum carregarmos preocupações excessivas, sem fundamentos. Questionar a probabilidade e o impacto reais de uma preocupação se tornarem um fato auxilia na redução da ansiedade.
Por exemplo: Antes de uma conversa difícil, podem surgir pensamentos como: “se eu dizer o que penso, a pessoa vai me rejeitar”. Pergunte-se: Qual é a probabilidade real de isso acontecer ? Qual seria o impacto real ?
Este tipo de questionamento tende a minimizar o medo excessivo e, consequentemente, trazer um foco mais realista sobre para a situação.
Enfrentando os medos por meio de exposição gradual
Sim, a maneira mais eficiente de lidar com o medo não é fugir, mas enfrentar as situações temidas de forma controlada e progressiva.
Planeje passos graduais para se expor ao que provoca ansiedade.
Por exemplo: Se você sofre com o medo de falar em público, comece falando para o espelho, depois para uma pessoa de confiança, depois para um pequeno grupo e vá aumentando aos poucos.
O desenvolvimento da autoconfiança reduzirá as evasões de situações que geram desconforto e, consequentemente, aumentará a probabilidade de viver experiências, e não perdê-las por medo.
Habilidades de enfrentamento para os desafios do cotidiano
É possível desenvolver estratégias saudáveis para lidar com o estresse, melhorar o sono, a raiva, a impulsividade, entre outros.
Técnicas como respiração, pausa de 10 segundos antes de agir e planejamento de atividades relaxantes podem contribuir significativamente.
Por exemplo: Após um dia difícil, reserve 5 minutos para respirar e fazer uma caminhada leve. Isso pode reduzir irritação e melhorar o sono.
Estás estratégias de enfrentamento contribuem para a melhora da regulação emocional e possibilitam a tomada de decisões mais ponderadas.
O planejamento de objetivos realistas e alcançáveis aumentam as chances de
realiza-los.
Quantas vezes elaboramos planos, construímos projetos e organizamos metas que em pouco tempo são abandonadas ?
Talvez isto ocorra devido a ausência de clareza no planejamento e execução dos passos que levarão a alcançar o objetivo final.
Transforme metas vagas em ações práticas. A técnica SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com Prazo) é um ótimo início.
Por exemplo: Ao definir um objetivo como "ser mais produtivo", veja se é possível aplicar a técnica SMART, este caminho contribuirá significativamente para o resultado final.
Iniciar com pequenas metas e mensurar o progresso contribuirá para manter consistência.
Comece hoje mesmo !
Pense: Pensamentos são apenas pensamentos e não necessariamente verdades absolutas; desafie-os.
Pratique pequenas exposições: Enfrente uma situação evitada com um passo simples.
Respire e faça uma pausa: Use uma técnica de respiração e pausa em momentos de tensão.
Defina metas claras e mensuráveis: Estabeleça metas realistas com prazos definidos.
Aqui apresentei pequenas formas de como a TCC pode contribuir para melhorar sua experiência em situações cotidianas. Está abordagem carrega um grande potencial para provocar mudanças positivas e consistentes. Se desejar aprofundar e aplicar a TCC de forma guiada, agende uma consulta comigo. Transforme seus padrões de pensamento e comportamento e veja como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos na sua vida.

